Congresso inclui na Constituição liberação do IPTU para templos religiosos



O Congresso promulgou nesta quinta-feira (17) a Emenda Constitucional 116/2022 que assegura aos templos religiosos de qualquer culto a isenção do IPTU, o Imposto Predial Territorial Urbano. Segundo os parlamentares, a Constituição já garante imunidade tributária aos imóveis usados para fins religiosos,mas ainda sim, há alguns casos em que esses benefício não é autorizado, como quando o local é alugado por exemplo.

 

 

 

Senadores e deputados alegam que a mudança apenas garante a imunidade tributária que a própria Constituição já assegura a templos e igrejas. Há também decisões do Supremo Tribunal Federal a favor da isenção do IPTU para imóveis com finalidade religiosa. Mesmo assim, são inúmeros os casos em que igrejas, templos, centros de umbanda e outros locais de cultos são obrigados a recorrer à justiça para garantir esse direito, principalmente se o local onde funcionam for alugado. Agora, com a mudança no parágrafo primeiro do artigo 156 da Constituição não haverá mais dúvidas. Foi que afirmou o presidente do Senado e do Congresso Nacional.

 

 

 

A emenda constitucional teve origem no Senado, onde foi aprovada em 2016. No fim do ano passado, os deputados concordaram em isentar os templos de qualquer religião do pagamento do IPTU. Essa é a mudança de número 116 na Constituição de 1988. Da Rádio Senado.

 

 

 

A DISPENSA VAI VALER INCLUSIVE SE O ESPAÇO RELIGIOSO FOR ALUGADO.

 

 

 

Reportagem de: Mauricio De Santi

CONTABILIDADE

O Setor Contábil é o setor responsável pelas movimentações econômicas e financeiras, gerando relatórios contábeis e financeiros para as empresas.

Saiba mais

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESA

O Departamento de Legalização é o responsável pelo registro de constituições de empresas, alterações contratuais, transformações em geral, até a sua baixa.

Saiba mais

CONSULTORIA E AUDITORIA

O serviço de uma consultoria contábil está em identificar e recomendar as empresas, através de diagnósticos e processos, todas as necessidades contábeis e financeiras da organização.

Saiba mais

GESTÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Possuímos uma gestão de Departamento Pessoal eficiente, para fins de cálculo das verbas e encargos trabalhistas.

Saiba mais

Foi prorrogado o prazo de entrega do Imposto de Renda - ENTENDA

mce_markermce_marker

Saiba mais